LOGÍSTICA
REVERSA

Impercap Saunas

Pensando no futuro e no bem estar do nosso Meio Ambiente, implementamos o sistema de Logística Reversa.

Preocupados com o planeta, damos um destino correto para todos os componentes dos produtos fabricados por nós, que não estejam mais sendo utilizados.

O que é a Logística Reversa?

A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social que consiste num conjunto de ações, procedimentos e métodos utilizados para viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos do setor empresarial.

Por que é importante?

Com o aumento do consumo, é gerado uma grande quantidade de resíduos sólidos urbanos, e o tratamento desse lixo é realizado de forma incorreta.

Além de desperdício de resíduos passíveis de reutilização e reciclagem, muitos deste lixo acabam indo para aterros, lixões e outros lugares. Ao invés de serem reciclados evitando maior utilização de recursos naturais, acabam de volta à natureza, mas agora poluindo e contaminando ela. Daí a importância de políticas públicas e empresariais de logística reversa.

Logística Reversa - Grupo Impercap

A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS

Aprovada pela Lei Federal 12.305/10, em seu artigo 33, define os produtos que ao serem consumidos, sujeitarão a estruturação e implementação do Sistema de Logística Reversa.

São eles:

  • Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso;
  • Pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Como surgiu a Logística Reversa

É decorrente de países que experimentaram o processo de industrialização há mais tempo.

Os primeiros estudos tiveram início nas décadas de 70 e 80 em vários países europeus. Em 1991, na Alemanha, surgiu a primeira legislação tratando do tema como artifício de guerra e estava relacionada à movimentação e coordenação de tropas, armamentos e munições, sempre visando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa.

Como foi criada a Logística Reversa no Brasil

A história da Logística no Brasil tem início na década de 80 junto com a explosão da Tecnologia da Informação, apenas com foco em transportar e armazenar. Na década de 90 começou a evolução com os cálculos dando início ao conhecimento científico.

Qual é o principal objetivo da Logística?

Tem como objetivo implementar e controlar o fluxo e armazenamento de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, de maneira eficiente e econômica, desde o ponto de origem até o ponto do consumo, com o propósito de atender às exigências de seus clientes.